Ephigênia Bistrô lança cardápio exclusivo para os veganos e vegetarianos

Você sabe a diferença entre ser vegetariano e vegano? Enquanto o vegetarianismo pode ser adotado por razões diversas, como ética, saúde e religião, o veganismo tem como foco principal a questão ideológica da luta pela libertação e não exploração animal. Ser vegano não é só uma opção alimentar, mas também uma postura ética diante do abuso em relação aos animais.

Eu não sou nem um, nem outro. Respeito e admiro muito quem segue qualquer uma dos dois estilos de vida, se é que podemos classificar dessa forma, mas infelizmente sou carnívora e é quase uma tortura ficar muito tempo sem esse tipo de alimento (ô, exagero!). Ultimamente tenho seguindo um consumo mais consciente dos alimentos em geral, acompanhando de onde eles vem e como são processados, mas ainda não consigo (nem quero) tirar da dieta.

Mas ao contrário de mim, muitas pessoas querem, conseguem e seguem felizes da vida com essas restrições alimentares. Tenho muitos amigos e conhecidos que são veganos ou vegetarianos e já vi como é difícil encontrar opções de pratos e alimentos em qualquer lugar que atendam às suas necessidades. Hoje em dia a preocupação com isso está crescendo, mas o acesso ainda é restrito, especialmente para os veganos, que tem um posicionamento mais radical e não consomem nenhum produto de origem animal, como carne, leite e seus derivados, ovos, mel, etc.

Por isso achei muito bacana a novidade do Ephigênia Bistrô, um restaurante que eu adoro (já falei aqui e aqui) comandado pelo chef Robson Viana, que lançou há pouco tempo um menu especial voltado para essas pessoas (confira as fotos na galeria acima) – e qualquer outra que queira consumir esses pratos rs, já que sem dúvidas são opções mais saudáveis e benéficas para o organismo, independente da sua posição alimentar.

menu-vegano-ephigenia-bistro

Menu vegano: Para a entrada o restaurante oferece salada de risoni com palmito e coco, envoltine de berinjela com salada de broto de girassol e bruschetta de tomate com broto de girassol. Para o prato principal, as opções são a massa de arroz com legumes ou a batata doce com folhas da estação ao aroma de hortelã. Na sobremesa, banana caramelizada com laminas de coco, pudim de leite de coco e abacaxi grelhado.

menu-vegano-ephigenia-bistro

Menu vegetariano: Um suflê de queijo de cabra ao vinagrete de framboesa é a opção de entrada. O prato principal será sempre elaborado pelo chef com uma novidade e para a sobremesa, panacota com calda de frutas vermelhas, torta de pêra com pralinê de castanhas brasileiras e frutas tropicais ao creme de iogurte natural.

Os pratos podem ser alterados durante as semanas, mas o restaurante estará sempre pronto para receber seus convidados que optam por esse tipo de alimentação. E vou te falar? Quero experimentar todos hahaha 😛

2 pensamentos sobre “Ephigênia Bistrô lança cardápio exclusivo para os veganos e vegetarianos

  1. Eu também não sou nem um e nem outro, mas admiro que fez essa escolha para a vida.
    Eu já até considerei ser vegetariana, sabe, mas o amor pela carne vermelha ainda fala mais alto :p #sorry

    Ainda não fui ao Ephigenia. Preciso conhecer! Ainda mais depois de tantas recomendações aqui.

    Beijos!

    Liked by 1 person

Comente!