Uber: um novo conceito de transporte urbano

Há quem pense que um post desse é jabá, mas a recomendação é totalmente espontânea. Faz alguns dias que eu contei no Twitter o quanto curti a minha primeira viagem com o Uber e não podia deixar de contar tudo com mais detalhes para vocês.

Antes de mais nada, para quem não conhece, Uber é uma empresa de motoristas particulares que funciona através de um aplicativo de celular. Semelhante aos aplicativos de táxi, que já virarem febre em muitos lugares, o cliente insere o endereço onde está e chama um carro para levá-lo onde quiser. Assim como nos outros apps, é possível visualizar um mapa, o tempo de espera para o carro chegar, os dados do motorista e do carro que está vindo te buscar e até mesmo uma estimativa do valor de acordo com seu destino.

uber

O grande diferencial da Uber para os táxis em geral é que por se tratar de uma empresa de motoristas e não de taxistas afiliados, o serviço é mais sofisticado. Carros executivos, motoristas elegantes e uniformizados, ar condicionado, água… enfim, algumas frescurinhas que a gente acaba gostando. E o melhor? O preço é praticamente o mesmo! Em uma corrida de aproximadamente 2,5km paguei apenas R$ 13. Há quem pergunte se é mesmo necessário utilizar o Uber no dia a dia já que ele é visto como um “serviço de luxo”, e a minha resposta é: porque não? Se fosse mais caro, talvez não justificasse. Mas pagar praticamente a mesma coisa por um serviço de qualidade superior vale a pena sim.

A minha única ressalva é em relação à forma de pagamento, que é feita exclusivamente através de cartão de crédito. Enquanto para alguns cadastrar o cartão no aplicativo pode ser prático e moderno, para outros pode causar um incômodo e uma desconfiança em relação à segurança. Além de que existem aquelas pessoas que preferem pagar sempre no dinheiro e evitam usar o cartão de crédito no dia a dia. Acho que poderiam ser mais flexíveis em relação a isso e deixar o consumidor escolher a forma de pagamento!

uber

Sobre a polêmica gerada com os taxistas em algumas cidades brasileiras, tudo que sei é que o Uber acabou conquistando um público muito grande, roubando os clientes dos taxistas em função da qualidade do serviço. Até onde tenho conhecimento, a empresa tem reconhecimento mundial, atua em 58 países e tem uma frota diversificada para atender a diferentes públicos. Os taxistas alegam que os motoristas não são credenciados mas a explicação disso é simples: eles não possuem uma placa de táxi, mas são profissionais contratados de uma empresa de motoristas, como qualquer outra. Porém, essa empresa funciona através de um aplicativo de celular e tem um agendamento mais rápido.

Moral da história: Quem ainda é resistente com tecnologia e disponibilização de alguns dados no celular, pode desconfiar da brincadeira toda. Mas quem já se acostumou com os aplicativos de transporte, aceita que daqui a pouco vai viver em Minority Report (risos) e busca serviços diferenciados, pode baixar o Uber agora: Android | IOS | Windows.

E tem mais! Se quiser R$ 20 reais de crédito para experimentar os serviços, basta incluir o código promocional 1glv8 ao chamar o seu primeiro carro 😉 De nada hihihi.

Anúncios

3 pensamentos sobre “Uber: um novo conceito de transporte urbano

  1. Eu sou super #TeamUber! Faz meses que conversei com alguns taxistas sobre o aplicativo. Alguns ainda não conheciam e outros me garantiram que ia dar problema… E deu, problema para os taxistas. Sinceramente, eu entendo o lado deles. Ter uma placa de taxi é caro e dificílimo. Ai, olhando por esse lado, o Uber parece concorrência desleal. Os apps de taxi em si já são problema para muitas cooperativas de taxi também. Mas, o Uber não tem nada de errado e é fruto da evolução do mundo… É preciso se adaptar! Assim como o Facebook é uma das maiores mídias do mundo sem ser detentor de nenhuma empresa de notícias, o Uber está se espalhando, sem ser detentor de nenhum carro (diferente das cooperativas). Enfim, GO UBER!!!

    Liked by 1 person

Comente!

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s