As sereias no mar de Ronaldo Fraga

Vamos dar uma pausa no Minas Trend para falar de um desfile que se destacou no São Paulo Fashion Week: a apresentação da coleção A Fúria da Sereia, de Ronaldo Fraga.

ronaldo-fraga-sao-paulo-fashion-week-2

O estilista mineiro já se destaca no cenário fashion mundial há algum tempo e é sem dúvidas um dos meus preferidos – e olha que estamos comparando com grandes nomes de grifes internacionais. Ronaldo tem um olhar criativo de outro mundo e consegue trazer em suas coleções uma essência cultural que impressiona.

ronaldo-fraga-sao-paulo-fashion-week-1

Em A Fúria da Sereia, ele destaca a beleza feminina sem se prender aos padrões impostos pela mídia. 35 mulheres jovens, maduras, negras, brancas, gordinhas e magrinhas compunham o cenário do desfile, vestidas de sereia com os seios nus, segurando espelhos que refletiam a plateia. O mar, feito de plástico bolha, estava abarrotado de pneus – uma crítica clara à necessidade urgente de preservação ambiental e um alerta ao consumo consciente de água.

ronaldo-fraga-sao-paulo-fashion-week-3 ronaldo-fraga-sao-paulo-fashion-week-5ronaldo-fraga-sao-paulo-fashion-week-4

E a coleção foi daquelas de encher os olhos, repleta de referências do mar: babados e franjas em diferentes tons de azuis simulam o movimento das ondas; enquanto tecidos brancos bordados simbolizam a quebra delas, com a espuma do sal; emaranhados de crochê e tricot lembram as redes de pescadores; estampas de peixes e estrelas do mar colorem algumas peças; pérolas e conchas bordam outras, com uma riqueza de detalhes incrível; e, o mais surpreendente, os vestidos feitos com uma mistura de fio de poliamida usando dentro das borrachas de pneus, criando um volume e flexibilidade que lembram os cabelos de sereia, ruivos, em uma referência direta à sereia queridinha de todo mundo: Ariel. Simplesmente incrível!

Ronaldo Fraga - SPFW- Verao 2016 Ronaldo Fraga - SPFW- Verao 2016

A maquiagem, feita por Marcos Costa, foi inspirada em rabo-de-peixe com um super delineado nos olhos, com três tons de azul: azul pavão no centro, carbono na parte externa e um tom mais claro no canto interno. O cabelo recebe a textura podrinha de quem passa um dia na praia. Os acessórios, por sua vez, foram desenvolvidos por um grupo de artesãs paraibenses, chamado “Sereias da Penha”. Produzidos com escamas de peixe sem tintura que eram descartadas no litoral, colares e cintos em diferentes formatos e tamanhos compunham as produções. A trilha sonora foi feita por um grande amigo, Ton Garcia (beijo, querido!), e contou com um mix de músicas de Dorival Caymmi.

Agora me fala se tem como não se apaixonar?

Fonte: FFW | Fotos: Agência Fotosite

Anúncios

4 pensamentos sobre “As sereias no mar de Ronaldo Fraga

Comente!

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s