Um lugar delicioso chamado Est! Est!! Est!!!

Preparem-se! O post é grande, porque não é só o nome que merece muitas exclamações!!! Quando um restaurante se torna um de seus preferidos logo na primeira visita, é digno de um post especial. O Est! Est!! Est!!! é um restaurante italiano, não só na sua cozinha autêntica com pratos típicos, como na sua essência. Os sócios e o chef se reuniram aqui no Brasil com o intuito de trazer a tradição da terra natal ao pé da letra, ou na ponta do garfo, como preferir.

Situado na Av. Getúlio Vargas, o restaurante tem uma decoração linda que remete à Itália – seja no mapa do país divido nas cores da bandeira que fica exposto logo na entrada ou nos quadrinhos decorativos dos toaletes que enaltecem a moda em Roma, Milão e Veneza, é possível encontrar referências por toda a parte, até no jogo americano que fala sobre o que fazer ou não fazer na cozinha italiana. Mas nada mais forte do que o sotaque altamente carregado dos administradores do local, que recebem os clientes com uma simpatia ímpar e um atendimento de primeira.

IMG-20150203-WA0022

est-est-est

Fui ao restaurante duas vezes e tive duas experiências diferentes. A primeira visita foi em uma terça-feira, onde acontece um Happy Hour bem interessante. Nesse dia da semana, o Est! Est!! Est!!! oferece um menu degustação gratuito, mediante consumo de bebidas durante a noite. É uma excelente pedida para quem está indo pela primeira vez, pois é a oportunidade perfeita para experimentar um pouco de tudo – e, consequentemente, querer mais depois rs. Além de deliciosos, todos os pratos tem uma apresentação bem bacana – o que me fez quebrar alguns tabus, como por exemplo experimentar polvo pela primeira vez na vida.

Infelizmente não consegui fotografar todos os pratos. A noite estava divertida demais para eu me lembrar disso toda hora e peço desculpas de antemão aos donos se eu falhar na descrição de alguns deles, mas vamos lá. O nosso Happy Hour contou com focaccia e salaminho assados; bruscheta de legumes; mix de frutos do mar com lula, polvo, tomate e abobrinha (foto), que estava simplesmente sensacional; bolinho (de arroz?) frito recheado de queijo; polpeta gratinada recheada com ricota e espinafre (foto) – delícia!; mexilhões na casca; e, por fim, wrap de abobrinha recheado de salmão que é de comer ajoelhado e rezando.

IMG-20150203-WA0028 IMG-20150203-WA0016

Como se não bastasse comer tudo isso, a gente não quis sair do restaurante sem experimentar um prato principal e uma sobremesa. Então dividimos os dois pedidos entre três pessoas para ter um gostinho e a certeza de que iríamos voltar depois. A sugestão do chef foi um gnocchi especial em que a massa é aberta e depois enrolada novamente, com molho que leva tomates e uma linguiça especial. E de sobremesa, optamos por uma taça de chocolate com mousse de limão, divididos por biscoitos de champagne, que é levíssima e cremosa.

IMG-20150203-WA0018

Vale dizer que a atenção dos sócios, do chef e do sommelier durante a terça-feira impressionou! Entre uma taça de vinho e uma sobremesa, eles rodaram o salão o tempo todo, parando de mesa em mesa para verificar se tudo está bem, explicar o próximo petisco ou contar a origem do nome para alguns curiosos (tipo eu!). O ótimo atendimento se estende também aos garçons, que nunca estavam fora da vista, mesmo com a casa cheia.

Já a segunda visita aconteceu em um final de semana chuvoso, durante o almoço. A casa estava ainda mais cheia e com fila de espera, mas resolvemos aguardar nosso lugar ao sol pela ótima experiência da primeira visita. Nesse dia não pedimos vinho. A carta de cervejas tem pouquíssimas opções e nossa escolha foi pela Eisenbahn, que é uma delícia. De entrada, um carpaccio maravilhoso!!! E de prato principal cada um pediu um. A minha escolha foi por uma sugestão do chef: um capeletti de carne com molho de tomate e manjericão que estava muito, muito bom! Já meu namorado pediu um espaghetti à carbonara, que não agradou tanto assim. Ele explica: é muito difícil acertar a mão do carbonara e ele jura que só comeu um realmente bom, feito da forma como deve ser feito, fora do Brasil.

IMG_20150203_185645600

Nessa segunda visita o atendimento não estava ruim, mas também não impressionou como na primeira. Os garçons pareciam mais desorientados com a quantidade de mesas para atender, esquecendo de recolher pratos sujos e cestas vazias, por exemplo. Os sócios e o sommelier estavam presentes e foram super simpáticos, como a primeira vez, mas também não rodeavam as mesas como no Happy Hour. A impressão que fica é que na terça, quando é oferecido um menu degustação, o restaurante já está preparado para o rodízio dos pratos e todos atendem exepcionalmente bem, despertando no cliente a vontade de voltar. (E eles não estão errados em fazer isso. Funcionou comigo e vai funcionar com você também rs).

Curiosidade! Reza a lenda que durante uma viagem de coroação de um imperador em Roma, um bispo enviou um especialista em vinhos que ficou encarregado de selecionar, antecipadamente, os melhores vinhos e as melhores tabernas que encontrasse pelo caminho, a fim de saciar a paixão por novos sabores. Ele deveria escrever na porta das tabernas a palavra est (que em português significa “é este”) para identificar as melhores bebidas. Ao chegar em Montefiascone, descobriu um vinho local que se destacou entre os demais, e o registrou como Est! Est!! Est!!!, indicando sua qualidade excepcional. O vinho é servido no restaurante, que não poderia ter um nome mais apropriado. Apesar de duas experiências bem diferentes, sem sombra de dúvidas eu escreveria na porta repetidos est com muitas exclamações!!!

Depois de comer muito e comer bem, impossível não agradecer ao Nino, Simone, Bruno e Rafael pela receptividade. Os leitores podem ir correndo para lá depois de ler essa resenha. Quem sabe a gente não se encontra em uma das próximas visitas? 😉

Anúncios

Comente!

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s