Moda Intuitiva: O “não manual” de moda da Cris Guerra

Terminei de ler essa semana um livro de moda que recomendo a todos de olhos fechados e coração aberto: Moda Intuitiva, da Cris Guerra, autora do blog Hoje Vou Assim. Eu já sou fã da Cris há muito tempo, então sou suspeita para falar. O texto dela é leve, divertido e verdadeiro, e mostra a moda de um jeito que eu acredito muito, baseando na construção do seu próprio estilo ao invés de seguir as tendências que todo mundo insiste em promover por aí. Prova disso é o slogan que define o livro como “um não-manual de moda”.

IMG_20150226_223317197

Como blogueira, sempre achei que meu papel era mostrar para vocês um pouco de tudo, independente se eu gosto ou uso. Também sempre defendi aqui que cada pessoa tem que usar o que a faz se sentir bem, ao invés de apostar nas milhares de modinhas que surgem a cada segundo. Não vou ser hipócrita a ponto de falar que nunca indiquei tendências ou combinações, porque o blog tá aqui é para isso mesmo. Mas sempre esperei que cada uma das minhas leitoras tirassem o melhor de cada post, absorvendo aquilo que gostam e descartando o que não combina com seu estilo.

Seguindo essa linha de pensamento, a Cris estimula as leitoras do Moda Intuitiva a conhecerem mais o seu armário, dando dicas básicas de organização e desapego, até sugestões de combinações e pequenos desafios. A proposta não é sair comprando tudo que você vê pela frente e que os outros estão usando. Nem aproveitar todas as liquidações para renovar o guarda-roupa. É investir em peças que traduzem a sua personalidade, que vão combinar com outras peças que você já tem e que vão te ajudar a criar novas possibilidades todos os dias. É se divertir com uma tendência de uma estação, mas criar um relacionamento sério com peças clássicas e atemporais que podem fazer milagres! E assim, manter um constante ciclo com suas roupas, sem perder a sua personalidade.

IMG_20150226_223505621

Aliás, dá gosto de ver como a moda é divertida para a Cris. Dá para sentir através das suas palavras como é uma aventura diária abrir o closet e montar a produção de acordo com o tempo, com o humor e com a ocasião. Como ela se arrisca nas combinações, como ela aproveita as cores para alegrar um dia cinza ou como ela abusa do preto para se vestir de elegância. Talvez seja fácil para ela (pensa no tamanho do closet e na quantidade de roupas que ela não tem?), mas não quer dizer que é impossível para os outros. E o papel do Moda Intuitiva nada mais é que ajudar as leitoras a se inspirarem e conseguirem fazer com que essa tarefa diária seja fácil e divertida também.

Dividido por sessões, o livro passa por todas as etapas de relação com as peças de roupas e com a moda. Do desejo ao ver uma peça na vitrine ao desapego daquela que não usa mais, com alguns destaques para a importância do provador, a (falta de) paciência com as vendedoras e o discernimento de não copiar tudo das it girls. Em meio a tudo isso, Cris conta quais as peças ela considera chaves do tipo tem-que-ter, como inovar e/ou renovar as peças que enjoam e o que fazer para sair do básico de jeans e camisa de todo dia. As muitas fotos que vieram do blog de looks diários ilustram todas as páginas, contribuindo para um melhor entendimento do que ela está falando e mostrando que SIM, é possível. Basta tentar. E não tem problema em errar.

IMG_20150226_223452872

O livro me fez pensar tanto na minha relação com meu guarda roupa, que resolvi fazer os desafios que ela propõe. Como algumas amigas também gostaram da ideia, nos próximos dias vai ao ar aqui no blog uma nova tag com esses desafios, onde vou compartilhar com vocês os meus resultados e quero que compartilhem comigo os seus. Vamos todos juntos aprender a conhecer nosso armário e usar as roupas a nosso favor, sem medo, sem preconceito e com estilo de sobra 😉

3 pensamentos sobre “Moda Intuitiva: O “não manual” de moda da Cris Guerra

Comente!