Mehndi: muito mais que uma tatuagem de henna

Quem nunca foi à praia e fez uma tatuagem de henna que atire a primeira pedra. Os desenhos temporários são ótimas opções para quem tem medo de agulha ou quer uma arte no corpo diferenciada por alguns dias. A crianças também adoram! Mas pouca gente sabe que as tatuagens de henna tem uma história cultural fortíssima no Oriente Médio, onde recebe o nome de Mehndi.

mehndi

Apesar de estar muito presente na Índia, não se sabe ao certo onde a Mehndi surgiu. Entretanto, suspeita-se da origem egípcia, após encontrarem traços parecidos nas mãos de uma múmia de aproximadamente cinco mil anos. Outro indício é que a Henna, planta da qual é retirada o pó para fazer a pasta da tatuagem, é muito comum no Sudão.

mehndi-1 mehndi-3

A arte da pintura nas mãos e no corpo acabou ganhando abrangência em todo mundo, mas a prática original está ligada à crenças e manifestações religiosas. Na Índia, tem uma representatividade muito grande nas cerimônias de casamento, onde está ligada à ideia de transformação. Segundo Aileen Marron, autora do livro “The Henna Body Art Book”, os desenhos possuem alguns estilos distintos:

  • No Oriente Médio os desenhos são inspirados nos tecidos árabes, com estampas florais ou geométricas.
  • Na Índia e no Paquistão, são feitos para criar um tipo de ilusão com luvas e meias, além de repetidas lágrimas.
  • Na Indonésia e no sudeste da Ásia, a tendência é uma mistura entre o estilo do Oriente Médio, mas com pequenas inovações, como nós e laços. A diferença é que a pintura se estende até as unhas, tanto das mãos quanto dos pés.

mehndi-2

Aqui no ocidente, cada um faz o que quiser e geralmente o que se vê são inspirações em tatuagens tradicionais. Porém, as ilustrações hindus estão ganhando espaço e algumas celebridades já aderiram à tradição Mehndi, aplicando o desenho nas mãos, nos braços e nos pés para participar de alguns eventos e se caracterizar.

Aishwarya Rai e Vanessa Hudgens

Aishwarya Rai e Vanessa Hudgens

Beyoncé

Beyoncé

Gwen Stefani

Gwen Stefani

Madonna

Madonna

Rihanna

Rihanna

Fonte: Girls with Style e Soul Tattoo

Texto elaborado por mim, para a página Borracharia Cultural, criada para apresentação de um trabalho final da disciplina de Mídias e Culturas Digitais, do curso de pós graduação de Produção e Crítica Cultural. 

Anúncios

Comente!

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s