Receita: pão integral feito em casa

Estou apaixonada… e muito! E a minha mais nova paixão é cozinhar e comer. Quem me conhece e convive comigo sabe que isso é um milagre. Sério, nunca fui a melhor pessoa para comer. Comia muito mal. Até os meus 18 anos eu meio que era “obrigada” a comer o que tinha para o almoço em casa. Minha mãe sofreu comigo … Depois que completei 18, tudo desandou e só me dediquei a comer o que eu gostava: macarrão com molho branco, pão, nutella, brigadeiro, fast food, etc, etc (claro que eu comia uma coisa ou outra mais saudável). Cozinhar então era algo que nem passava pela minha cabeça. Entrava na cozinha só para fazer o meu brigadeiro e no máximo os biscoitos de natal (tradição da família) em dezembro.

Mas, não é que as coisas mudaram?!?! A comida e a cozinha me conquistaram de vez! Inúmeros fatores contribuíram para isso: eu cresci (haha), virei adulta, casei, meu marido adora cozinhar e comer bem, comecei a provar algumas coisas ao invés de dizer simplesmente “não”, mas acho que duas coisas foram fundamentais para essa minha nova paixão: minhas aulas de culinária com minha professora top e turma de amigas super animadas & minha nutricionista com uma dieta que me obrigou a me alimentar bem.

Estou fazendo aulas de culinária e amando! Este universo é encantador!! Quem me segue no instagram (@tamarafrey) já deve ter visto algum prato da nossa aula ou algum que fiz depois em casa. Oops, acho que escrevi demais. Chega de tanto blá blá e vamos a receita fácil e deliciosa de hoje: pão integral caseiro.

Ingredientes:

receita-pao-integral-caseiro

  • 1/2 kg de farinha de trigo integral
  • 10g de sal
  • 10g de mel
  • 10g de fermento biológico seco
  • 350 ml de água
  • 20g de manteiga

Como fazer:

1) Misture em um bowl a farinha, o fermento e o sal.

receita-pao-integral-caseiro-2

2) Em um copo coloque metade da quantidade da água (175 ml) com o mel e misture. Aos poucos vá adicionando essa água com o mel ao bowl onde está a farinha, com o sal e o fermento. Vá misturando. Obs: eu uso as mão para misturar.

receita-pao-integral-caseiro-1

3) Devagar coloque o restante da quantidade da água (175 ml) à massa do pão que está no bowl e amasse bem.

receita-pao-integral-caseiro-3

4) Aos poucos acrescente a manteiga. Amasse até formar uma massa lisa e homogênea. Quando a massa estiver homogênea e lisa, enrole-a como quiser ou coloque em uma forma untada e deixe ela descansar por 45 minutos. Dessa forma a massa irá dobrar de tamanho.

receita-pao-integral-caseiro-5receita-pao-integral-caseiro-6

5) Depois de dobrar de tamanho é hora de levar ao forno na temperatura de 200 graus. Deixe assar por 30 minutos. retire do forno e deixe esfriar. Pronto! O pão integral está prontinho para ser apreciado no café da manhã ou lanche da tarde. Se quiser, você pode congelar e comer na semana seguinte se fizer uma quantidade grande de pão.

receita-pao-integral-caseiro-7receita-pao-integral-caseiro-4

2 pensamentos sobre “Receita: pão integral feito em casa

    • Oi Andreia!!
      Que legal que fez a receita e que gostou!! Melhor ainda!! Fico muito feliz!! Vou continuar compartilhando as receitas sim, se quiser de algo especial me avise que pesquise, testo e depois posto. rsrs. O bom dessa receita de pão integral que passei é que você pode colocar várias outras coisas, como você fez, banana e linhaça. Parabéns e obrigada pelo retorno! Abs,

      Gostar

Comente!

