Os clipes da Copa do Mundo

A Copa do Mundo está chegando e com ela o lançamento dos clipes e músicas oficiais do evento. Em 2010 Shakira conquistou o planeta com seu rebolado em Waka Waka e claro que todos nós estávamos ansiosos para ver o que sairia no Brasil. O resultado? We are one (“nós somos um”), um clipe cheio de brasilidades com Pitbull, Jennifer Lopez e Cláudinha Leitte!

Muita gente criticou a música (porque brasileiro adora isso, e eu também!), mas depois que vi o vídeo achei interessante. Afinal, o clipe retrata tudo que o Brasil tem orgulho de mostrar para o mundo: o país do futebol, do samba, da alegria. Mostra os estádio$, a pelada nos campinhos de rua, as passistas, a capoeira, o Olodum e até mesmo a esquadrilha da fumaça… mostra um país feliz em toda sua plenitude, “apto” para receber o maior evento esportivo do mundo e reforça o discurso da nossa presidenta. Achei adequado. É a cara do Brasil!

E enquanto todo mundo cria motivos para colocar Pitbull & Cia na berlinda, Shakira chega com o La La La, um clipe mais roots, cheio de ginga para todo mundo babar ovo. É impossível não gostar da loira, que canta, dança, interpreta e ainda coloca o filhote Milan jogando bola para todo mundo explodir de fofura no meio da música. Mas apesar de ser fã assumida dela, não senti a brasilidade que o outro clipe carrega. Mesmo mostrando a diversidade cultural, as passistas e os campinhos de rua, é muito marrom, muita lama (e até neve!) para ser um clipe do Brasil. Cadê o verde e amarelo? Cadê as cores e a felicidade que contagia? E alguém conta pra ela que o elefante devia ter ficado lá no Waka Waka e que nossos índios praticamente não se vestem assim mais…

Enfim, dois clipes bem diferentes que retratam realidades diferentes para celebrar o maior evento do mundo no nosso país. E como toda sexta estamos acostumados a fazer disputas, quero saber… qual o clipe representa melhor a Copa do Mundo?

Anúncios

Comente!

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s