As lições da “mulher mais feia do mundo”

Um tema de discussão muito comum aqui no blog é o valor da beleza exterior e a extrema e absurda tentativa das pessoas, principalmente mulheres, conquistarem um corpo perfeito e irreal, que siga os padrões estéticos impostos pela mídia e pela sociedade em geral. E quando alguém foge desses padrões sofrem bullying, são vítimas de piadas e comentários maldosos e discriminatórios. É basicamente o que aconteceu com Lizzie Velasquez, uma jovem de 24 anos que sofre de uma doença rara.

LizzieVelasquez3

A síndrome de Lizzie é tão incomum que apenas uma pessoa em todo o mundo, além dela, também sofre da doença, que os impede de ganhar peso mesmo comendo de tudo. O que para alguns poderia ser “um sonho”, se tornou um pesadelo para a jovem que pesa apenas 29 quilos e tem uma fisionomia esquelética. Além de tudo, ela também é cega de um olho – e tem um cabelo de dar inveja 😉

Nascida no Texas, nos Estados Unidos, Lizzie sofreu muito sua infância inteira. Na escola era chamada de monstro pelos colegas, que a viam como uma pessoa estranha e diferente. Um pouco mais tarde, ela se deparou com um vídeo na internet intitulado de “A mulher mais feia do mundo”, que levava sua foto e gerou comentários tão absurdos, que a “aconselhavam” a suicidar-se por causa de sua aparência incomum.

LizzieVelasquez2

Apesar de toda a discriminação que sofreu em toda a vida, Lizzie teve apoio incondicional de seus pais, que mostraram que ela poderia levar uma vida normal, conquistar seus próprios sonhos e construir uma carreira de sucesso. Hoje ela é escritora, palestrante e compartilha sua história em uma palestra comovente em uma das conferências do TED. Se te perguntassem o que é a beleza, o que você responderia? O que torna uma pessoa bonita? A resposta de Lizzie Velasquez está no vídeo abaixo.

* O vídeo é inglês mas é possível ativar as legendas em português no You Tube.

Anúncios

Comente!

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s