O desafio continua!

É. Desta vez não teve jeito. A pedido da Thais, no meu último post, tentei publicar alguma receita deliciosa que possa ser feita no microondas mas… Não consigo publicar o que eu nunca provei, o que eu nunca fiz e nem o que eu tentei e não deu certo… O desafio continua! E hoje, por coincidência, encontrei uma que pode ser a estrela do próximo post. Mas esse não foi o único motivo do meu atraso. Confesso que desde que nossa casa está de férias – sim, todos de férias: o marido, eu, a casa, a rotina e até o lavador de carro que insistia em nos acordar todo sábado às 8 da manhã – perdi um pouco o controle dos meus dias. Mas prometo compensar nas próximas semanas. Para hoje, já que me proibi de postar qualquer receita que precise de forno (a gás ou elétrico), optei por um risoto. Mas não um qualquer. Para que tivesse o meu tempero, resolvi desafiar quem tem medo de mexer com cogumelos. E aí? Quem vai topar? Existe uma certa insegurança com o uso deste ingrediente. Eu também tive no princípio e é por isso que hoje vou ser light, começando pelos cogumelos desidratados. Nossa única tarefa será a hidratação dos mesmos. Garanto que não vai haver arrependimentos. Importante o que vou citar: nessa receita, as medidas de quantidade de arroz a ser utilizado, consideram o prato como principal. Aliás, este é um dos trunfos do risoto. Pode ser acompanhamento ou prato principal. E é o prato ideal para quem quer começar a se aventurar pela cozinha. Para quem quiser usá-lo como acompanhamento, 3/4 devem bastar.

Risoto de Funghi (porção para 2 pessoas)

risoto-de-funghi

Ingredientes:
1 xícara de arroz tipo carnaroli
20g de cogumelo tipo funghi secchi porcini
50ml de vinho branco
2 tabletes de caldo de legumes ou cogumelo
caldo da hidratação do cogumelo
1/2 cebola picada em brunoise
manteiga
azeite

ingredientes-risoto

A Hidratação
Coloque os cogumelos em uma vasilha com capacidade para o dobro da quantidade a hidratar. Coloque um líquido quente. Aqui, para essa receita em especial, sugiro água quente mesmo, mas não deixe ferver. Deixe que a hidratação aconteça por pelo menos uns 10 minutos. Retire dessa água, dê uma leve espremida nos mesmos, pique em cubos e deixe reservado. A água utilizada na hidratação, será usada no preparo do risoto. Acho que nunca falei disso aqui mas sempre dê preferência à água filtrada para a cocção de alimentos.

hidratação-funghi

Modo de Preparo:
Em uma panela, refogue a cebola com azeite e um pouco de manteiga. Na mesma panela, junte a xícara de arroz carnaroli e o vinho branco e deixe reduzir. Reduziu? É hora de começarmos a colocar uma a uma (e deixando reduzir cada uma delas) as conchas do caldo de cogumelo. Como vamos fazer uma pequena porção de cogumelos hidratados, sugiro o caldo de legumes para completar o líquido que iremos precisar. Acho que já falei disso, mas para o risoto vale voltar no tempo e relembrar. O caldo que será acrescentado ao risoto deve ser quente, por isso, deixe-o preparado e, se necessário, em fogo baixo. Não precisa ferver. Eu normalmente aqueço o caldo na hora em que estou dando a primeira reduzida, ainda com o vinho. E desligo quando começa a dar sinais de uma possível ebulição. Assim garanto que o caldo ainda vai estar quente durante o preparo. Lá pela décima segunda concha, o arroz já deve estar quase no ponto. Experimente! É hora então de acrescentar os cogumelos picados. Há quem opte por acrescentar mais manteiga no final do preparo ou até um pouco de creme de leite. Vai do gosto de cada um. Esse aí que eu tirei a foto, não levou creme de leite mas ganhou uma colher de manteiga a mais. Muito bom! Aprovado em casa, postado no blog.

Aguardo vocês no próximo post. Espero que seja com o desafio realizado!

Comente!

