Contagem regressiva

Inspira. Respira. Não pira. Enfim, a última semana do ano! Esses últimos dias não foram fáceis. Eu, que me preparei comprando todos os presentes antes mesmo que Dezembro chegasse, também não consegui escapar da correria que parece fazer parte da agenda de fim de ano. E como logo logo chega a festa de Réveillon*, melhor mesmo é aproveitar cada minutinho para descansar e recuperar a energia para, como o próprio nome já diz, despertar no próximo ano.
*Réveillon – derivação do verbo francês réveiller, que significa “despertar”

Não vale só uma, nem duas: os espanhóis comem 12 uvas no momento da virada. Reza a lenda que a tradição teve início em 1909, quando produtores da cidade de Alicante teriam dado a ideia de comer uma dúzia de uvas no Ano Novo para aumentar as vendas do grande excedente de produção daquele ano. A jogada de marketing acabou virando um costume local e as doze frutas passaram a simbolizar os doze meses do ano que se inicia – e a esperança é que eles sejam todos igualmente doces. Clique aqui para saber a tradição em outros países.

No Brasil, uma das tradições para a ceia do Réveillon é o arroz com lentilhas. Mas, supersticiosos,  muita atenção com o acompanhamento: não pode ciscar, nem andar para trás. O arroz é uma semente e simboliza a riqueza, a abundância e a fertilidade. Coréia, Japão, Líbano e Dinamarca acreditam que esse é um alimento que traz muita sorte. A lentilha é sinal de boa sorte, principalmente para os italianos. No Brasil e no Chile, algumas pessoas acreditam que a lentilha deve ser a primeira coisa a ser consumida na ceia, logo após a meia-noite, para que não falte dinheiro durante o ano que está chegando.

Arroz-com-lentilhas

Arroz com Lentilhas

Ingredientes:
2 xícaras de lentilha
3 xícaras de arroz
1 colher de sopa de sal
Alho
Cebola
Salsinha

Modo de Preparo:
Cozinhar a lentilha tomando o cuidado para que não amoleça demais. Não tenha medo de provar. Em uma panela grande, refogue o alho e a cebola.  Junto com o arroz e o sal, coloque na panela de lentilhas.  Coloque água até 2 dedos acima. Deixe cozinhar como um arroz normal. Como um toque final, acrescente a salsinha. Fica lindo e uma delícia!

Agora é servir e brindar ao novo ano. Que ele seja cheio de momentos de felicidade! Muita saúde, amor e sabor para você! Até o ano que vem.

Anúncios

2 pensamentos sobre “Contagem regressiva

Comente!

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s