À mesa, com etiqueta

As festas de fim de ano chegando, os livros de receita cada vez mais completos… E a nossa mesa? Sim, ela merece nossa atenção. Não vou falar a quanto tempo, mas quando eu era mais nova, meus pais me colocaram numa escola de etiqueta. Na época, uma escola super bacana. Etiqueta ia muito além da mesa, ensinavam postura, vestuário, automaquiagem, passarela (sim, tinha até desfile pra C&A no fim do curso), era um tipo de consultoria de imagem e comportamento. Confesso que eu adorava!

Pra falar de etiqueta à mesa, tentei achar no meio da minha bagunça os originais daquela época, mas, com o casamento, muita coisa ficou perdida na casa da minha mãe. Achei essa imagem da internet bem didática. Vale lembrar que a sequência apresentada, será a utilizada no caso de um serviço completo. E devemos usar os talheres sempre de fora para dentro. Notaram outro detalhe? As facas, sempre ficam à direita e viradas para o prato.

etiqueta-a-mesa

Aí, vale usar a criatividade na hora de arrumar a sua mesa! Um detalhe super importante é sobre o centro de mesa. Se houver um arranjo de flores, cuide para que ele não tenha altura que atrapalhe a visão da pessoa que está sentada à frente. Um toque especial pode ficar por conta do guardanapo. Existem vários tipos de dobraduras. Encontrei no site da Tok&Stok um link super bacana que ensina 6 maneiras diferentes de dobrar um guardanapo. Da mesma maneira, vale caprichar nos porta-guardanapos. Existe muita dica bacana para fazer cada um mais lindo que o outro, aqui e aqui. Vale investir um tempinho para agradar aos olhos de quem a gente quer bem, não? Mas para as práticas de plantão, existem várias opções prontas para comprar, super charmosas e para todos os gostos e bolsos como é o caso deste, deste e deste. Assim como cada um tem um perfil, cada mesa ganha também personalidade própria. Existe uma variedade enorme de porcelanas e jogos de taças. Abaixo fiz um mix com os meus preferidos, não sem antes sonhar com a coleção criada pelo Valentino, e à venda na Westwing até a próxima sexta, 20.

valentino

minhas-escolhas

E para abrir o apetite, a receita que posto hoje é de um drink refrescante para servir antes de levar seus convidados à mesa de jantar. Segundo o site meudrink, Sex on the Beach é um dos drinks mais famosos do mundo e a origem deste drink, difundido nos EUA no início dos anos 90, foi no TGI Friday, que aliás, tem um nome super divertido (Thank God It’s Friday!).

Sex On The Beach

sexy-on-the-beach-drink

Ingredientes:

40ml de Vodka
2oml de Licor de Pessego
40ml de Suco de Laranja
1 colher de sobremesa de açúcar
Gelo
40ml de suco de Cranberry ou Groselha (para enfeitar o fundo do copo)

Modo de Preparo:

Misture todos os ingredientes, com exceção do suco de Cranberry, e bata na coqueteleira. Depois, coloque no copo e aí pode enfeitar, espalhando o suco de Cranberry para dar aquele efeito bonito no fundo do copo. Decore com uma cerejinha no canudo ou uma rodelinha de laranja e sirva em um copo de corpo alto.

Espero que as dicas do Natal: A Missão_Partes I e II , e deste meu penúltimo post do ano, possam realmente fazer com que as festas de fim de ano, em especial a de Natal, possam ser mais saborosas, divertidas e gratificantes! Cozinhar com amor faz com que o sabor seja ainda mais gostoso. Ame, cozinhe, arrisque-se! O resultado só pode ser positivo! Agora, se me permite, vou ali preparar um drink e um petisquinho pro Papai Noel: já está quase na hora dele entrar pela chaminé… Feliz Natal!

Anúncios

Comente!

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s