Natal: A Missão – Parte II

Desta vez demorei para escolher uma receita para compartilhar com vocês. Queria que fosse fácil mas ao mesmo tempo, fosse uma opção diferente e espetacular para as festas de fim de ano, tema que ainda vai permanecer em cartaz por essa coluna… Bom, nesse caso tive que optar pelo segundo mote. E, como sou apaixonada por um bom corte de carne, o astro principal hoje é o filé. Como coadjuvantes,  batatas assadas e aspargos. Aos seus lugares, o show vai começar!

file-au-poivre-com-batatas-e-aspargos

Filé au Poivre, Batatas Assadas e Aspargos Trufados (10 pessoas)
por Confraria Adore www.adoreespacogastronomico.com.br

Ingredientes:
2 filés mignons de 1,5kg cada (somente o lombo) cortado em medalhões de 200g
Sal a gosto e MUITA pimenta moída na hora (Vem daí a expressão au poivre)
Molho Base:
Aparas de filé (Peça ao açougueiro para limpar e separar as aparas…)
1 dente de alho amassado
1/2 cenoura
1 talo de salsão
1/2 cebola
100ml de vinho tinto seco
500ml de demi glace (500ml de água com 35g de demi glace em pó)
1 ramo de alecrim
1 ramo de tomilho
Molho para o filé: (Sim. Este é “o” molho)
30g de manteiga
1 cebola em brunoise (em cubinhos)
100ml de conhaque
500ml de molho base (Tchanam! Esse é o da receita acima)
250ml de creme de leite fresco
20ml de azeite
Sal e pimenta a gosto
Batatas:
10 batatas pequenas cortadas em 4 e cozidas em água até que fiquem al dente
100ml de azeite
Sal e pimenta a gosto
Aspargos:
400g de aspargos verdes frescos
1 col de sopa de manteiga
1 col de chá de azeite de trufas (Bom, este tem um sabor bem forte mas é o que garante o toque diferenciado do prato. Se preferir, use o velho e bom azeite extra virgem)
Sal e pimenta a gosto

2013P06

Modo de Preparo:
Batatas: Quando estiverem cozidas al dente, transfira para uma assadeira, regue com azeite, sal e pimenta. Leve ao forno a 220 graus para dourar.
Aspargos: Limpe-os conforme esse vídeo (Me desculpe, mas achei melhor pular a teoria e mostrar na prática como se faz). Salteie em frigideira quente com manteiga por 5 minutos. Regue com azeite de trufas, sal e pimenta.
Molho Base: em uma panela bem quente, sele as aparas de filé em um fio de azeite. Junte os legumes picados, as ervas e deixe dourar. Deglaceie com o vinho tinto (Deglaçar significa misturar com líquido). Deixe reduzir e junte o demi-glace já dissolvido. Deixe por 30min. Coe e reserve.
Filé: Aqueça uma frigideira. ATENÇÃO: não a deixe queimar a ponto de sair fumaça. Em um fio de azeite sele os medalhões por 3 minutos de cada lado. Uma dica esperta é colocar o tempero logo antes de levar os filés para selar. Retire-os da frigideira e leve ao forno 220 graus por aproximados 3 minutos.
Molho para o filé: Na frigideira usada para este preparo, coloque a manteiga e a cebola. Deixe por 1 minuto e junte o conhaque. Flambe rapidamente (Despeje a bebida no cantinho da frigideira e incline-a levemente para que a chama do fogão “suba” na panela. Parece complicado, mas o resultado é excepcional…mas muito cuidado com o fogo!). Junte o molho base e o creme de leite. Deixe reduzir e acerte sal e pimenta.

Tá bom! Não é tão simples assim mas também nem tão complicada. Os ensaios fazem parte de um grandioso espetáculo. E também muita dedicação. E se você não se animou, calma! Sempre tem uma adaptação que consegue nos fazer subir no palco e arrasar! Faça as batatas e os aspargos e capriche na preparação do filé, apenas selando-os e levando-os ao forno, mesmo que sem o molho. E não esqueça da regra básica para cortes de carne: NUNCA corte uma carne ainda quente. Deixe-a descansar por cerca de 4 minutos para que ela não perca o suco. Garanto que a platéia aplaudirá de pé. Sucesso garantido!

Anúncios

Comente!

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s