Quando a moda encontra a arte!

Eu considero a moda um tipo de arte e forma de expressão pessoal e particular de cada indivíduo. Mas existem momentos que a arte serve de inspiração para o mundo da moda, e é uma prática comum criar peças de vestuário inspiradas em algumas obras! O bacana disso é exatamente ver como o estilista vai interpretar tal obra…

Eu ia fazer um TOP 5 com a minha seleção, mas é difícil ordenar qual gostei mais haha, então seguem alguns casos interessantes dessa interseção! Espero que gostem 🙂

LOUIS VUITTON & YAYOI KUSAMA

LOUIS VUITTON & YAYOI KUSAMALOUIS VUITTON & YAYOI KUSAMA3

A artista pop japonesa Yayoi Kusama é conhecida como a “princesa dos polka dots” e, neste ano, essa referência foi levada para uma coleção super charmosa da Louis Vuitton por Marc Jacobs, intitulada “Infinitely Kusama“. A coleção recebeu a clássica estampa de bolinhas tanto nas roupas como nos acessórios da marca.

YVES SAINT LAURENT & MONDRIAN

moda-e-arte-yves-saint-laurent-mondrian-1965moda-e-arte-yves-saint-laurent-mondrian-1965-1

Yves Saint Laurent já fez essa brincadeira de moda x arte várias vezes: Pablo Picasso (adoro essa coleção!), Van GoghClaude Monet, Henri Matisse,  Serge Poliakoff, Tom Wesselmann e Georges Braque já serviram de inspiração para ele. Maaaas, acho que nenhuma dessas é mais marcante que a primeira coleção que o destacou depois que o estilista deixou a Dior (1962): a criação dos vestidos tubinho em 1965 com as estampas inspiradas nas obras de Piet Mondrian se tornaram ícones na história da moda!

ALEXANDER MCQUEEN & M.C. ESCHER

Alexander McQueen e M.C.Escher1Alexander McQueen e M.C.Escher

Confesso que sou fã de McQueen. Amo suas criações, adoro sua ousadia e seu estilo único, babo em todos os desfiles! E essa coleção realmente é de babar… um ano antes de falecer, o estilista criou uma coleção que homenageia o desenhista M.C. Escher. As criações contaram com as ilusões de ótica e efeitos gráficos do desenhista!

RODARTE & VAN GOGH

van-gogh-rodarte-ss12-1van-gogh-rodarte-ss12-1-2

E não foi só YSL que se inspirou com Van Gogh! As irmãs Kate e Laura Mulleavy lançaram pela grife Rodarte uma coleção inspirada nas famosas obras “Girassóis” e “Noite estrelada” do pintor holandês.

ELSA SCHIAPARELLI & SALVADOR DALÍ

Elsa Schiaparelli e Salvador DalíElsa Schiaparelli e Salvador Dalí1

A estilista italiana Schiaparelli foi um grande destaque nos anos 20, junto com Coco Chanel. Porém seguia um estilo totalmente diferente da francesa, criando roupas lúdicas e surrealistas. Em parceria com Salvador Dalí, ela criou várias peças que se destacaram em sua carreira, como o vestido esqueleto, escândalo de 1938!

E aí, qual coleção vocês gostam mais?!

Fonte: GNT/Globo

Anúncios

Comente!

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s