Projeto verão: pilates!!

Oi gente!!

Adorei que a tag do nosso projeto verão foi bem aceita e que consegui o apoio de vocês. Obrigada! E vou chamar de nosso projeto verão porque vocês vão me ajudando daí e eu me ajudando daqui. hahaha. 

Hoje vamos conhecer um pouco do pilates, atividade que faço tem quase 03 anos e adoro. Tenho notado os resultados e ficado bem feliz. Minha postura melhorou demais. Eu era muito corcunda e nada flexível e hoje vejo como melhorei. Pedi a minha professora para responder algumas perguntas sobre o pilates e os seus benefícios.

Cadilac

1) O que é o PILATES? Como surgiu?

O Método Pilates é um programa de condicionamento físico e consciência mental praticado desde o início do século passado na Alemanha. Joseph H. Pilates, o criador do método, foi  considerado ” estrangeiro inimigo ” quando trabalhava na Inglaterra durante a Primeira Guerra Mundial.Ao ser mandado para o campo de concentração, Pilates, se tornou enfermeiro e lá começou a construir o primeiro instrumento para reabilitação dos enfermos e equipou as camas hospitalares com molas para que os feridos executassem exercícios durante sua recuperação. Após a guerra, Pilates emigrou para os Estados Unidos onde o método foi difundido para todo o mundo.
2) Qualquer pessoa pode fazer? Quais são as restrições?
Não. Crianças abaixo de 6 anos ainda não têm estrutura óssea, dos músculos e ligamentos completamente formados e pessoas com osteoporose grave ou com lesões graves na coluna também não devem praticar.
3) Fale um pouco de cada aparelho usado nas aulas?

Os principais aparelhos do pilates são: Cadilac, Reformer, Ladder Barrel e a Cadeira. O pilates também pode ser feito no solo e é conhecido como Mat Pilates.
  • O Cadilac é um equipamento de Pilates que lembra alguma coisa que você poderia encontrar em uma sala medieval de tortura. Ele é uma das mais efetivas e versáteis peças do equipamento de exercícios que já foi inventada.O Cadillac é essencialmente uma mesa horizontal elevada e rodeada por quatro postes, nos quais várias barras, alças, molas e alavancas estão fixados.
  • O Reformer desafia o seu corpo através de um carrinho deslizante, molas e cordas.A plataforma desliza para frente e para trás ao longo dos trilhos de uma forma controlada, enquanto a tensão das molas gentilmente trabalha os músculos.
  • O Ladder Barrel é um equipamento que consiste em alguns degraus como uma escada e uma superfície arredondada como um barril nas quais uma infnidade de exercícios de alongamento, fortalecimento e flexibilidade podem ser realizados
  • A Cadeira à primeira vista até parece um banquinho, mas é uma máquina de exercícios bem versátil. Este aparelho ativa a parte inferior das costas, glúteos, ombros, tranverso do abdômen e região pélvica, além de aumentar a coordenação neuromuscular. E é bem efetivo para alongamento e rebalanceamento dos músculos que foram lesionados.
O Mat Pilates não se usa  aparelho, utiliza se do peso do próprio corpo e da força da gravidade. Os exercícios pode ser realizado com a ajuda de acessórios, como bolas, faixas e pesos. Com a técnica, os músculos são trabalhados duplamente, sendo tonificados e alongados ao mesmo tempo.

Cadeira

4) Quais os beneficios do pilates de forma geral?
Fortalecimento muscular
Alongamento muscular
Melhora do condicionamento físico e mental
Promove a correção postural
Consciência corporal
Aumento da flexibilidade
Melhora da execução das atividades diárias
Alívio das dores crônicas
5) Quando começo a notar resultados da aula?
Os resultados podem ser percebidos logo no primeiro mês da prática regular do pilates. O praticante já começa sentir o corpo mais leve, com mais disposição para a realização de atividades do dia a dia. Logo nos primeiros meses, a definição muscular e o modelamento corporal são notórios.
6) O pilates pode ser conciliado com outra atividade fisica?A conciliação de pilates e exercício aeróbico (corrida, caminha, etc ) é a combinação perfeita para quem quer fugir do sedentarismo e conquistar um corpo mais sequinho. E é claro, combinando também com uma alimentação saudável.

Reformer

7) O pilates emagrece?
Pilates não emagrece, mas desencadeia uma série de sensações que podem levar à perda de peso. Ou seja, os exercícios físicos ajudam a queimar calorias, a afinar e a modelar o corpo, e a respiração profunda trabalha a ansiedade. Com a respiração, oxigenamos mais o cérebro, o fluxo de pensamento cai e a ansiedade também. Com esta sensação de bem-estar que a técnica proporciona, comermos menos e, conseqüentemente, emagrecemos.
8) Quais os mitos do pilates e que não é verdade?

O principal mito sobre o pilates é do emagrecimento. O pilates não é uma ginástica aeróbica como corrida, natação, caminhada e spinning. Os alunos em estágio avançado têm maior habilidade e experiência na execução dos exercícios, que podem ser feitos num ritmo mais dinâmico, sem pausas, o que estimula o condicionamento cardiovascular. Mas nada que se equipare aos treinos aeróbios.
Um dos princípios do pilates é a concentração de força na região abdominal “power house” durante toda a aula resultando em um abdomen muito mais forte e definido, melhorando postura e alongando o corpo. Com a prática do pilates, conseguimos deixar o corpo mais modelado e tonificado, sem o aumento da massa muscular (hipertrofia) como acontece na musculação, somando estes resultados conseguimos notar um corpo mais harmonioso dando a sensação de emagrecimento.
9) Qual a sua dica para quem quer começar a fazer pilates?

Para quem quer iniciar o pilates a dica é procurar um estúdio com profissionais capacitados, podendo ser fisioterapeuta ou educador físico, para ter segurança que esta fazendo corretamente o método.
10) E para quem quer entrar em forma no verão, que dicas você dá?
Para quem quer recuperar o tempo perdido e conseguir uma boa forma até o verão, a melhor coisa a se fazer é esquecer dietas mirabolantes e seguir uma dieta saudável, alimentando de 3 em 3 horas, praticando uma atividade aeróbica para queimar as gordurinhas e uma atividade para tonificar os músculos, porque ninguém quer ficar magrinha e flácida. E o mais importante, fazer exercício físico durante todo o ano, esta é a maneira melhor de chegar no verão com o corpo em forma.
Eu faço pilates 02 vezes por semana e indico demais porque eu amo! Vocês fazem?
Quero agradecer a Carina, pela atenção e pelas respostas. Muito Obrigada Carina, adoramos!
Para quem gostou e tiver interesse é só ligar e marcar uma aula experimental: Estúdio Carina Andrade, telefone 3077 2950. Beijos T
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